Misture cores, listras e estampas na decoração sem erro


Misturar cores e estampas é tendência na decoração há algumas temporadas. Ambientes minimalistas e frios deram lugar a ambientes repletos de informação, com cores fortes, objetos antigos e garimpos em brechós e muitas estampas e listras.

O minimalismo definitivamente perdeu a vez para o maximalismo. Se você é adepto da mistura de estilos e está pensando em renovar a decoração da casa, veja algumas dicas para harmonizar suas escolhas.

- Comece aos poucos, colocando estampas e listras em pequenos detalhes. O sofá com tecido liso de cor neutra ganha vida com estampas coloridas nas almofadas. Você também pode dar um toque divertido ao espaço com uma poltrona de tecido estampado ou listrado.

- Em geral, a regra para combinar cores, listras e estampas é escolher uma estampa que tenha a mesma cor da parede colorida, porém em outro tom. Se ainda quiser usar listras em outra peça, é interessante usar um tecido que tenha uma das cores da estampa, também em outro tom, mas que combine com a cor da parede.

- Se você não tem muita familiaridade com decoração é interessante consultar livros-guia de paletas e padrões, que oferecem muitas sugestões de misturas de cores e estampas.

- Algumas combinações que dão certo são: rosa pink, bege e marrom; azul marinho, mostarda e marrom; laranja, verde musgo e azul médio; laranja, rosa e azul turquesa; cinza, mostarda e azul marinho; cinza, cereja e berinjela.

- Papéis de parede funcionam bem para quem quer mudar os móveis. Use no quarto sem medo, mas em tons mais sóbrios. E não é necessário se limitar a só uma parede: use em todo o ambiente! Papéis de parede também ficam ótimos em lavabos e salas de jantar. Se sua casa é jovem e descolada, uma dica é usar um padrão vintage com estampas psicodélicas.

- O maior risco de usar listras e estampas é deixar o ambiente feminino demais. Por isso, tenha cuidado com florais e estampas vermelhas. Uma opção interessante é o xadrez.

Se você é mais discreto a dica é usar estampas e cores fortes em detalhes da decoração. Assim também é mais fácil trocá-los quando enjoar. Lembre-se: menos é mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário