Conheça o significado das cores na decoração

As cores são poderosos estímulos, capazes de promover as mais diversas sensações. Na hora de selecionar as cores para pintar paredes ou para os objetos da decoração da sua casa é importante ficar atento às sensações e aos estímulos despertados por cada uma delas. 

As cores podem conferir ao ambiente um aspecto maior, menor, mais úmido, seco, acolhedor ou repulsivo, entre outras impressões. Definidas corretamente, elas podem representar um componente dos mais importantes para a construção de ambientes bonitos, eficientes, saudáveis e confortáveis. 

O primeiro passo para escolher as cores na hora de decorar é definir quais são as características do ambiente e saber o que você quer proporcionar. A partir daí, fica mais fácil decidir qual é o melhor tom.

Veja abaixo o significado das cores na decoração:

Branco - Denota pureza. Por ser um tom neutro, combina com qualquer tipo de ambiente e ajuda a ampliar os espaços.

Amarelo - Representa alegria e prosperidade. É relacionado ao sol. Por ser uma cor quente, traz a sensação de aconchego.

Laranja - Significa fartura e vigor. Impulsiona a energia e a criatividade e intensifica a impressão de calor.







Vermelho - Simboliza paixão e intensidade. Significa vitória e sensualidade. Mas cuidado: quando em excesso pode tornar-se um tom agressivo.

Verde - É a cor da esperança e remete à natureza. Os tons muito escuros, no entanto, podem significar inveja.


Azul - Transmite calma, tranqulidade e favorece o raciocínio e a intuição. Também causa sensação de frescor em ambientes muito quentes.

Violeta - Desperta o intelecto, a  criatividade e também o misticismo. Em tons mais claros, também simboliza a calma.

Preto - É uma cor neutra, sofisticada e que combina com tudo. Deve ser usado com moderação, pois diminui os ambientes e pode remeter à depressão.

A cor é um jogo entre a luz e o objeto. Por isso, a iluminação tem um papel de peso na decoração. Diferentes tipos de lâmpadas também influenciam na percepção das cores no ambiente. Estude bem todos os fatores e tenha uma decoração harmônica na sua casa!













Nenhum comentário:

Postar um comentário