10 dicas para escolher sua cortina



Cores, tecidos, tamanho são muitas as dúvidas na hora de escolher uma cortina. Ela tem que combinar com a sua decoração, proporcionar conforto térmico e também privacidade, se isso for importante para você. Confere 10 dicas para acertar na escolha. 

1 -  Meça a largura e altura da janela.
Deixe uma folga de 20 cm de cada lado para que a cortina fique cheia e não falte pano nas laterais. 


2 - Utilize o gesso como elemento para esconder o trilho da cortina.
O cortineiro, como é chamado pelos arquitetos, é um acabamento com largura e rebaixo do gesso de aproximadamente 15 cm, onde o trilho da cortina fica embutido. 

3 -  Luminosidade das laterais das janelas
Se a janela for da mesma extensão do ambiente, é difícil controlar a quantidade de luz nas laterais. Uma barra em gesso, de cerca de 10 cm, pode atuar como uma proteção e bloquear a luz lateral do ambiente. 



4 - Incidência de luz
Caso entra muito sol pela sua janela é  preciso pensar  em um bloqueio solar, utilizando mais de uma camada  de tecido para obter um bom resultado. O black-out é o ideal para compor a primeira camada. 

5 -  Tecido
A segunda camada da cortina pode ser um tecido mais leve e decorativo:  voil, renda, seda, palha, linho.



6- Varões
É uma das sustentações mais práticas e fáceis. Pode ser fixado direto na parede e pode ser encontrado em diversos acabamentos como: cromado, madeira e pintado com tintas. Deixe uma folga de aproximadamente 20 cm de cada lado. Assim, o tecido da cortina não fica muito justo e facilita o fechamento.

7-  Tecidos para a sala
Na sala os tecidos podem ser mais leves e transparentes como microfibra, voil, seda, renda, cambraia. Para dar uma cara mais moderna opte por modelos como rolô, romana e painel. 



8 -  Tecido para a home theater 
O tecido deve ser mais pesado e escuro, para controlar a luminosidade. Algumas das opções são sarjas, crepes e veludos. Persianas motorizadas para quem gosta de um estilo mais moderno são ótimas. 

9- Cores, composição e texturas.
Cores mais neutras são mais atemporais, e não enjoam. As texturas e cores vivas são opções mais ousadas e podem dar um charme a mais no espaço.  A regra é que combine com o seu estilo e deixe o ambiente agradável. 


10. Combinando
Paredes claras, tapete neutro e uma cortina colorida ou estampada. Paredes coloridas pedem tapetes e cortinas neutros.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário