Qual a cortina ideal para você?


Mais do que diminuir a quantidade de sol, as cortinas viraram uma peça de decoração. Assim como as janelas mudaram através das décadas, as cortinas também acompanharam essas mudanças. Você sabe qual é tipo de cortina adequada para o seu quarto? Confira aqui algumas dicas!
Tenha as medidas do espaço antes de comprar qualquer tipo de cortina. A altura e a largura são os básicos, mas você também pode averiguar a distância que quer que ela fique do chão, caso ela seja longa ou se você possui rodapé no quarto. Dica: coloque 20cm a mais na largura, não só por questões estéticas, mas também para não deixar o sol entrar pelos frisos no final do tecido.

Se a ideia é economizar, decoradores indicam fazer a cortina presa com o próprio tecido ou com alças de cabeçote liso, presos por um varão. Fique atento que se você decidir fazer cortinas no estilo dobra americana ou com franzidos, vai acabar gastando mais com o tecido!
Falando em tecido, se o seu objetivo é obter claridade, opte por tecidos claros, finos ou transparentes como gaze de linho, organdi, voal e chiffon. Mas se a ideia central é proteger o ambiente do excesso de luz, faça exatamente o contrário, escolhendo tecidos mais fechados e encorpados, como linho puro, seda rústica, brim e lona.

Você também pode optar por ter as duas cortinas em uma só, comprando o tecido mais leve e usando o mais pesado como um forro na parte de trás. Os mais comuns para esse forro são blecaute, tergal, náilon, gabardine e microfibra. Assim, além de controlar a luminosidade, a cortina fica encorpada e você pode decidir se vai usar apenas uma parte ou as duas.

E você, tem cortinas em casa? Qual o tipo você acha melhor, as claras ou as escuras? Conte para a gente aqui nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário