Como fazer um bom chimarrão?



           Hoje vamos apresentar um guia para iniciantes de como fazer um bom chimarrão. Se você é um fã do mate de primeira viagem, então veio até o lugar certo. Já se você há muito tempo compartilha da roda do chima, porém ainda não sabe como prepará-lo, também vamos te ajudar.
 

-O que vou precisar?

             Antes de começar, tenha certeza que você tem todos os “ingredientes”. A erva-mate de sua preferência, uma cuia, uma bomba, uma tampa (pode ser uma tampa de pote plástico), chaleira, térmica e água morna.

- Passo 1:

             Coloque a água para esquentar na chaleira. Atenção: a água não pode ferver, quando começar a chiar já é o momento de parar de esquentar.

- Passo 2:

             Coloque a erva na cuia (aproximadamente 2/3 do tamanho da sua cuia).

- Passo 3:

            Inclinar a cuia, deixando que a erva caia toda para um lado. Nessa hora, você pode usar a tampa de plástico para impedir que a erva caia pra fora, ou até mesmo as suas mãos. Também é possível usar a bomba para ajeitar a erva em um dos lados da cuia.

- Passo 4:

            Agora, coloque com cuidado a água morna (não a quente da chaleira!) no lado da cuia que está vazio. Deixe a cuia inclinada uns minutos, para que a erva fixe nesta posição.

- Passo 5:

            Chegou o momento de trazer a bomba para o seu mate! Tampe a ponta da bomba (onde você vai beber) com o dedo polegar e introduza na cuia, ajeitando a sua posição até o fundo do recipiente. É muito importante que você mantenha a ponta tampada, para que o chimarrão não fique entupido.

- Passo 6:

            Beba este chimarrão morno e a partir daí pode começar a encher com a água quente, mas nunca fervendo, o que pode queimar a erva e deixar o chimarrão amargo. Coloque a água na térmica para mantê-la sempre quente.

            Nós sabemos que existem muitas outras formas de fazer chimarrão, afinal, cada um tem o seu jeito. Se você faz de uma forma diferente, compartilhe com a gente nos comentários aqui no blog e lá no nosso Facebook e vamos começar esta roda logo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário