Mantenha sua casa limpa: tire os sapatos ao entrar!



Você sabia que não tirar os sapatos dentro de casa pode poluir o ambiente? Pequenos cuidados, como deixar os tênis na entrada podem tornar a higiene da casa mais fácil. Veja por que:

Os sapatos são uma peça muito suja, mesmo quando não aparenta, pois traz diversos tipos de bactérias da rua e de outros lugares para a sua casa. Um estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, examinou germes em sapatos e encontrou cerca de 420 mil bactérias na parte externa dele. Algumas delas podem ser prejudiciais à saúde, causando diarreias e infecções intestinais. Outras podem provocar infecções respiratórias e, em casos mais raros, até mesmo meningite!

Além das bactérias, os sapatos também podem estar infestados de toxinas, principalmente para quem tem acesso a locais de asfalto. Estes corpos se entranham em casa como partículas de poeira, e podem causar diversas doenças em longo prazo.

Se você circular com os sapatos que usou na rua pelo ambiente, as bactérias e toxinas podem se espalhar pelo piso, tapetes ou carpetes – locais onde as pessoas vão pisar descalças depois. Se você tem crianças em casa, pode ser ainda mais perigoso, pois os pequenos costumam levar as mãos à boca com frequência. "Folhas e detritos nos quais os sapatos pisam podem servir como alimento para as bactérias e fazer com que elas cresçam. Elas podem sobreviver em um sapato por dias ou semanas", afirma o microbiologista Kelly Reynolds, da Universidade do Arizona.
Para que sua casa fique sempre limpa e longe de riscos para a sua saúde, o ideal é retirar os calçados ao chegar da rua. Também é importante limpá-los bem com uma escova e pano úmidos, pra que as sujeiras sejam removidas. Deixe-os secando em local aberto antes de guardar.

Gostou da dica?

É com pequenos hábitos que deixamos a casa sempre limpa e agradável! Que tal experimentar?! Não se esqueça de comentar o nosso post :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário